• contato@carolbizi.com

REDUCING YOUR CARBON FOOTPRINT

REDUCING YOUR CARBON FOOTPRINT

Uma pegada de carbono corresponde à quantidade total de gases de efeito estufa (GEE) produzidos para, direta e indiretamente, apoiar o estilo de vida e as atividades de uma pessoa. As pegadas de carbono são geralmente medidas em toneladas equivalentes de CO2, durante o período de um ano, e podem estar associadas a um indivíduo, uma organização, um produto ou um evento, entre outros.

Os GEEs cuja soma resulta em pegada de carbono podem ser provenientes da produção e consumo de combustíveis fósseis, alimentos, bens manufaturados, materiais, estradas ou transporte. E, apesar de sua importância, as pegadas de carbono são difíceis de calcular exatamente devido ao pouco conhecimento e dados curtos sobre as complexas interações entre os processos contribuintes – incluindo a influência de processos naturais que armazenam ou liberam dióxido de carbono.

Definição oficial da pegada de carbono da Organização Mundial da Saúde

Segundo a OMS, a pegada de carbono é uma medida do impacto que suas atividades têm na quantidade de dióxido de carbono (CO2) produzida pela queima de combustíveis fósseis e é expressa como um peso das emissões de CO2 produzidas em toneladas.

“Como medir minha pegada de carbono pessoal?”

A pegada de carbono é um meio muito importante para entender o impacto do comportamento de uma pessoa no aquecimento global. É por isso que alguém que deseja contribuir efetivamente para deter o aquecimento global, pelo menos em escala individual, precisa medir e acompanhar sua pegada de carbono pessoal.

E é aqui que entram as calculadoras online. Por exemplo, usando as calculadoras de pegada de carbono da ONU, você será solicitado a fornecer informações como: como você se desloca para trabalho, qual é sua dieta habitual, quanto você dirige ou voa, o tamanho de sua casa ou que tipo de eletricidade a rede fornece.

Como reduzir minha pegada de carbono pessoal?

De acordo com as sugestões da Organização Mundial de Saúde, existem 5 áreas principais em que você pode trabalhar para melhorar a sua pegada de carbono:

1. TRANSPORTE – EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS BONS E SUSTENTÁVEIS

  • Evite viagens de carro poluentes (cada litro de combustível queimado no motor de um carro emite mais de 2,5 kg de CO2) e prefira caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público, especialmente trens;
  • Caronas são sempre uma alternativa quando pensamos em transporte;
  • Evite voar, a fonte de emissões de CO2 que mais cresce no mundo.

2. ALIMENTAÇÃO – EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS BONS E SUSTENTÁVEIS

  • Reduzir o número de produtos de origem animal consumidos;
  • Coma alimentos produzidos local e sazonalmente: viagens curtas significam menos poluição do transporte;
  • Reciclagem/compostagem de resíduos orgânicos. Caso contrário, o metano será liberado pelos resíduos biodegradáveis ​​em decomposição em aterros sanitários. Na UE, essas emissões representam ~3% das emissões de GEE.

3. USO DE ÁGUA – EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS BONS E SUSTENTÁVEIS

  • Use a máquina de lavar e lavar louça apenas quando estiverem cheias;
  • Ferva apenas a água necessária e tampe as panelas enquanto cozinha: economizará bastante energia e o processo será mais rápido;
  • Recolha a água fria dos primeiros segundos do seu banho para regar o seu jardim ou plantas;
  • Capte a água da chuva se tiver acesso a um telhado como alternativa às águas subterrâneas;

4. USO DE ENERGIA – EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS BONS E SUSTENTÁVEIS

  • Esteja atento à temperatura da sua casa: apenas 1ºC menos reduz as emissões (e a sua conta de energia) em 5-10%;
  • Desligue o ar-condicionado para o frio – eles são super caros em termos de energia. Use um ventilador em vez disso;
  • Programe seus dispositivos de energia para que eles fiquem ligados apenas quando você estiver (prestes a chegar) em casa;
  • Melhore o isolamento da sua casa para que menos calor saia quando estiver frio e menos calor entre quando estiver quente, reduzindo a necessidade de usar outros dispositivos;
  • Preste atenção às configurações que você escolher: talvez sua geladeira não precise estar na configuração mais fria e seu termostato do cilindro de água não precise ser superior a 50ºC;
  • Desconecte o carregador do seu celular, pois ele ainda consome eletricidade mesmo quando não está conectado ao celular;
  • Desligue as luzes quando não precisar delas e use luzes economizadoras de energia, como LED;
  • Troque seu fornecedor de eletricidade por um mais verde que forneça mais energia verde (renovável) para ajudar a fortalecer as fontes de energia de baixo carbono.

5. GESTÃO DE RESÍDUOS – EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS BONS E SUSTENTÁVEIS

  • Recuse o que você não precisa, reduza o que você precisa; reutilize-o quantas vezes puder, reutilize-o se não estiver mais usando e recicle ou faça compostagem e algo chegar ao fim de seu ciclo de vida;
  • Evite comprar novas sacolas para transportar suas compras de volta para casa reutilizando sua sacola de compras;

Sua pegada de carbono e um estilo de vida mais sustentável

A verdade é que o atual modelo de consumo da nossa sociedade está esgotando os recursos e ecossistemas do mundo. Especialmente o percentual “mais privilegiado” de pessoas que têm mais riqueza para gastar em consumo – sem necessariamente fazê-lo de forma responsável.

Eu particularmente não acredito que as pessoas precisem deixar o conforto para serem mais sustentáveis, porque qualquer pequena ação já contribui para uma melhora destes números.

Vamos refletir sobre esse tema e pensar em como, cada indivíduo, pode de alguma forma ajudar a diminuir sua pegada de carbono no mundo.

Carol Bizi
Carol Bizi

Leave a Comment